quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Em Belo Horizonte a banda larga gratuita virou realidade

A capital mineira acaba de implantar uma rede de banda larga sem fio para acesso gratuito a internet. No dia 21 de outubro o presidente Lula inaugurou o projeto BH Digital. A iniciativa vai viabilizar o acesso à internet sem fio em 13 regiões da capital. Cem mil estudantes e cerca de 250 associações de bairros, ONGs e igrejas serão beneficiadas, alem de 50 órgãos públicos. O projeto BH Digital utiliza a tecnologia wimax que viabiliza a conexão através dos chamados hotspots.
A área de cobertura da rede de comunicação é de 340 quilômetros quadrados, o que abrange cerca de 95% de Belo Horizonte, e atende inclusive locais de grande concentração popular, como o Parque Municipal, a Praça da Liberdade, a Rodoviária, a Praça da Pampulha, o Parque das Mangabeiras, as comunidades Aglomerado Cafezal e Vila Papagaio, além das praças Sete de Setembro e da Estação. Quem tiver um computador com placa de rede sem fio ou smartphone pode navegar na internet durante duas horas diárias, com velocidade de conexão de um megabyte.
A infra-estrutura de comunicação permite que as ambulâncias tenham conexão à rede de seus equipamentos de voz, dados e imagem. Na área de segurança pública, a parceria garantiu a instalação de 500 câmeras de vídeo em edifícios públicos com transmissão de imagens em tempo real. O projeto também assegura o monitoramento simultâneo de 3 mil ônibus, possibilitando o controle dos bilhetes de viagem. O tráfico da cidade ganhou dispositivos móveis para controle e monitoramento, com o funcionamento de 520 semáforos sem fio. Foram investidos mais de três milhões de reais na implantação do projeto que conta com nove antenas de 30 metros de altura. Até 2012 a previsão é de que número de antenas chegue a 50, aumentando a área de cobertura da rede sem fio

Por Luis Carlos de Almeida
Publicada no sitio da ABRAÇO Nacional www.abraconacional.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário